Como Ensinar Programação para um Adolescente: Um Guia Satírico para Sobrevivência Intergeneracional

 

Ah, ensinar programação para um adolescente! Já comece lembrando que você, nascido antes dos tempos áureos de 2000, está prestes a interagir com um ser que considera o dial-up uma lenda urbana e o Myspace um mito arqueológico.



Passo 1: Encontre-os onde vivem (dica: é no TikTok)

Antes de tentar qualquer coisa relacionada a Python ou Java, você deve aprender a linguagem nativa: TikTokês. Nada de falar sobre loops e funções sem antes fazer um desafio de dança ou dois. Se você mencionar "C++", eles provavelmente vão pensar que é um novo challenge do TikTok.


Passo 2: Mostre que você é “da hora”

Quando eles tirarem os olhos do Snapchat por um segundo, jogue um pouco de nostalgia, fale sobre como na sua época você salvava trabalhos na escola em um pen drive ao invés de na nuvem. Espere os olhares de pena antes de continuar.


Passo 3: Use memes, muitos memes

Se você quer explicar algo complexo como algoritmos, faça-o através de memes. "Então, sabe o Drake rejeitando uma coisa e aceitando outra? É assim que funcionam os algoritmos de decisão." Isso pode até não ser 100% tecnicamente preciso, mas pelo menos você terá a atenção deles.


Passo 4: Faça referência à competição deles com as IAs

Explique que, ao contrário dos nascidos antes de 2001, que competiam por empregos com outros humanos, eles terão o privilégio de disputar vagas com as IAs. Diga em tom de brincadeira que, se eles não aprenderem a programar, o único emprego disponível será ensinar as futuras IAs a fazer piadas ruins — que, claro, as IAs já farão melhor de qualquer forma.


Passo 5: Gamifique tudo

Seja criativo! Transforme a aprendizagem de programação em um jogo estilo RPG. "Você quer avançar para o próximo nível? Precisa usar uma função recursiva para salvar a princesa!" Quem sabe assim, em meio a XP e conquistas, o conceito de variáveis se torne tão viciante quanto verificar o Instagram.


Passo 6: Lide com a distração constante

Prepare-se para cada sessão ser interrompida por notificações de todos os apps possíveis. Talvez seja uma boa ideia programar um app que bloqueie todas as notificações quando o IDE estiver aberto. Oh, espere, isso realmente seria uma habilidade de programação útil...


Ao seguir este guia, você não só sobreviverá ao ensino de programação para um adolescente, mas talvez, só talvez, consiga fazer com que eles valorizem a arte da codificação tanto quanto valorizam seus seguidores nas redes sociais. Boa sorte, você vai precisar!

Comentários

Postagens mais visitadas